terça-feira, 1 de abril de 2014

A GREVE continua!

“NÃO SAIREMOS DA GREVE DE MÃOS VAZIAS”, GARANTEM OS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Assembleia desta terça (1) aprovou a continuidade da greve, que completará 2 meses no próximo dia 6


“Enquanto não tivermos nada, não sairemos da greve!”, é o que garantiram os servidores da educação de São Gonçalo do Amarante nesta terça-feira (1), durante assembleia da categoria. Prestes a completarem 2 meses de greve, os servidores aprovaram mais uma vez a continuidade do movimento. Enquanto não houver conquistas favoráveis, os servidores não voltarão às salas de aula.

No início da assembleia, a companheira Fátima, diretora do Sinte-RN núcleo de São Gonçalo, fez um relato do andamento das negociações. Ela falou que estava marcada uma reunião de negociação nesta segunda-feira (31) com o Ministério Público Estadual (MPE) e as Secretarias Municipais de Educação e Administração e Recursos Humanos e que esse encontro foi mais uma vez adiado porque o secretário de educação, Abel Neto (PT), apresentou um relatório ao MPE revelando que a prefeitura não teria condições de repor as perdas salariais acumuladas dos servidores.

Após saber que a reunião não aconteceria, o comando de greve se dirigiu ao Ministério Público para que, junto à Promotora de Justiça, os servidores pudessem ir ao Fórum conversar com o Juiz. A Promotora entrou em contato com o Juiz, mas infelizmente ele já não se encontrava no local.

Segundo a Promotoria, a reunião não aconteceu porque o secretário Abel Neto apresentou um relatório sem um estudo completo da situação financeira do município e da secretaria e sequer enviou cópias dele para o chefe de gabinete, João Eider, e para o secretário de Administração, Miguel Teixeira. Ambos alegaram não ter recebido o relatório e não ter sido informados de que a reunião seria na segunda-feira.

Diante disso, a reunião foi remarcada para esta quarta-feira (2), às 10h, na prefeitura. Dessa vez, o Ministério Público, o Chefe de Gabinete e o secretário de Administração confirmaram presença, mesmo que o secretário Abel não compareça. Eles também se comprometeram a assinar na reunião um documento referendando todos os pontos de pauta que já avançaram. É importante que todos os servidores estejam na prefeitura a partir das 9h, para pressionar o governo!

“Está claro que essa reunião de ontem não aconteceu por causa do Abel. Ele esperava que nós fôssemos vencidos pelo cansaço e que a greve terminasse nessa assembleia de hoje. Mas a gente precisa mostrar ao governo que nós não vamos aceitar sair sem nada! A greve deve continuar”, afirmou Thalyne Medeiros, que compõe o comando de greve.

Já a companheira Mônica Bezerra chamou a atenção para os discursos desencontrados do governo e disse que a categoria precisa ficar de olho aberto e não baixar a guarda.

O Ministério Público também abriu um inquérito para analisar os contratos temporários que têm sido feitos nas escolas, para verificar se há irregularidades e se a prefeitura está mesmo colocando professores substitutos no lugar dos grevistas, o que fere o direito constitucional à greve.

ENCAMINHAMENTOS DA ASSEMBLEIA

Após a aprovação da continuidade da greve, os servidores aprovaram também uma mobilização amanhã, às 9h, em frente à prefeitura, para aguardar a reunião com a comissão de negociação. Ressaltamos a importância do comparecimento massivo da categoria.

Uma nova assembleia da greve ficou marcada para a sexta-feira (4), às 8h, no Clube dos Correios.

A assembleia aprovou também uma denúncia que será feita ao Sinte-RN Estadual contra Gidália Ferreira de Andrade, que é diretora de Organização da Educação Infantil do Sinte-RN Estadual e também professora da rede municipal de São Gonçalo, e que furou a greve de São Gonçalo. Aos invés de apoiar a luta dos servidores municipais, ela – mesmo sendo da diretoria do sindicato estadual – voltou às salas de aula.

Confira mais fotos da assembleia:












Nenhum comentário:

Postar um comentário