domingo, 12 de outubro de 2014

Nacional: Inflação

COM INFLAÇÃO CRESCENTE, GOVERNO SUGERE QUE BRASILEIRO TROQUE CARNE POR OVO

Alta dos preços chega a 6,75% e inflação pode estourar meta do governo

Diante da alta da inflação, que dobrou entre agosto e setembro, uma das sugestões do governo federal é trocar carne por ovo. É isso mesmo! A sugestão, um insulto aos trabalhadores, é do Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland.

Escalado pelo governo para explicar a forte alta da inflação e neutralizar as críticas, Holland sugeriu a troca da carne por ovos e aves. Em setembro, o preço da carne subiu 3,17%.

Todo trabalhador está sentindo no bolso o peso da inflação. De agosto para setembro, o chamado Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 0,25% para 0,57%. Com isso, a inflação já atingiu 6,75% nos últimos 12 meses. Este é o pior índice desde outubro de 2011, o que aumenta o risco da inflação estourar o limite de 6,5% estipulado pelo governo para este ano.

Além dos alimentos, outros itens que fizeram a inflação subir foram passagens aéreas, tarifa de luz e botijão de gás.

INCENTIVO AOS PATRÕES

Enquanto os trabalhadores fazem ginástica com o orçamento para fechar as contas no fim do mês, os patrões receberão no próximo ano nada menos que R$ 30,3 bilhões em incentivos fiscais dados pelo governo federal a setores da indústria e de serviços.
Faltando poucos dias para o segundo turno das eleições, o governo Dilma encaminhou ao Congresso Nacional nesta quarta-feira, dia 8, o texto da Medida Provisória 656 que estende até 2018 uma série de benefícios tributários concedidos nos últimos anos.
A cifra, entretanto, não inclui a desoneração fiscal da folha de pagamento e outros incentivos, como a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Somente este último item representará R$ 11 bilhões entre 2012 e até o final 2014, em descontos fiscais ao setor automotivo.

“O governo dá bilhões em incentivos fiscais aos empresários enquanto faz sugestões absurdas ao trabalhador para driblar a alta da inflação. Isso mostra bem que este governo só atende às demandas dos empresários. A nós trabalhadores só resta a luta. Por isso, os metalúrgicos vão se mobilizar para arrancar aumento real onde os acordos da Campanha Salarial ainda não foram fechados”, afirma o diretor do Sindicato Adilson dos Santos, o Índio.


Fonte: CSP-Conlutas, com base no SindmetalSJC

Nenhum comentário:

Postar um comentário