quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Novembro Negro

CHEGA DE RACISMO! 20 DE NOVEMBRO: DIA DE LUTA E RESISTÊNCIA DA CULTURA NEGRA


Nesta quinta-feira, 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra. A data é de reflexão sobre a importância da cultura e da história do negro no Brasil, mas principalmente um dia de luta contra o racismo e a opressão que assola há séculos a nossa população negra.

A data foi estabelecida em 2003, por meio de uma lei. Essa mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Todas as escolas do país são obrigadas a oferecer a seus alunos conteúdos sobre a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, mas essa exigência ainda é descumprida por muitas escolas. Nossos estudantes têm o direito de conhecer suas origens e de expressar a cultura afro em seu cotidiano.

Em alguns estados e capitais, o Dia da Consciência Negra é feriado. Em Natal, para atender os interesses do comércio, a prefeitura vetou o projeto que transformava a data em feriado na capital potiguar. Um total desrespeito com a população negra natalense. 

HISTÓRIA


Foi no dia 20 de novembro de 1695 que morreu Zumbi dos Palmares, um símbolo da resistência à escravidão.

Zumbi, que quer dizer “a força do espírito presente”, era filho de guerreiros angolanos. Ele nasceu em um povoado de escravos no Brasil chamado de quilombo. Foi capturado quando criança por soldados e entregue a um padre chamado Antonio Melo. Esse padre ensinou o português e o latim para o menino, que era muito inteligente e foi batizado com o nome de Francisco. Aos quinze anos, ele fugiu e voltou para o Quilombo.

Lá, ele se tornou um líder e lutou contra a escravidão. Ficou conhecido como Zumbi dos Palmares. Palmares foi o nome dado à região onde ficava o quilombo porque tinha muitas palmeiras. Hoje, estado de Alagoas.

Mas uma expedição militar foi designada para destruir o povoado. Cerca de nove mil homens armados com canhões derrotaram o movimento do quilombo. No dia 20 de novembro de 1695, encontraram e mataram Zumbi.

Infelizmente, o genocídio contra a população negra continua até hoje. Nossa juventude negra, pobre e periférica é diariamente vítima da opressão capitalista. Ainda hoje o negro precisa resistir e lutar contra a opressão! Por isso, neste dia, levante orgulhe-se de sua cor, levante a cabeça e LUTE!

*Com informações do Portal EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário