quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Previdência Estadual

ROSALBA ENVIA PROJETO À ASSEMBLEIA PARA MUDAR SISTEMA PREVIDENCIÁRIO DOS SERVIDORES

Nesta quarta-feira (3), vários sindicatos do funcionalismo público estadual comparecem à Assembleia Legislativa para sensibilizar os deputados a retirarem de votação o Projeto de Lei Complementar (PLC) que modifica o sistema previdenciário dos servidores. Se aprovado, o projeto será um último ataque do governo Rosalba contra os servidores.

A mensagem 119 da PLC 029 prevê a unificação do fundo financeiro do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (IPERN) com o fundo previdenciário, para tentar cobrir o déficit do fundo financeiro, que chega a ser de mais de R$ 60 milhões ao mês. Essa é uma manobra do governo para livrar o débito que o tesouro tem com a previdência, após décadas utilizando irresponsavelmente o dinheiro da previdência para cobrir outras dívidas do governo.

O fundo previdenciário foi um modelo adotado em todo o Brasil entre 2004 e 2005 justamente para assegurar a aposentadoria dos servidores. Atualmente, o fundo previdenciário do RN está com saldo positivo, mas a fusão das duas fontes pode levá-lo ao vermelho.

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) defendeu a retirada do projeto: “Esta Casa não pode aceitar que o governo utilize o fundo previdenciário para cobrir os débitos do tesouro. Em 18 meses teríamos também zerado o fundo previdenciário. Isso é inadmissível”.


Essa é a terceira vez que o governo Rosalba tenta modificar o sistema previdenciário do estado. A primeira foi em 2012. Em seguida, o governo entrou com uma ação judicial para poder utilizar o dinheiro da previdência para outros fins, que não os da própria previdência. Contudo, a ação foi barrada pelo desembargador Cláudio Santos, que deu parecer contrário.

Fonte: Sindsaúde-RN Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário