quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Deu na Imprensa: Cargos comissionados em SGA

SÃO GONÇALO DO AMARANTE ESTÁ ENTRE OS 200 MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM O MAIOR NÚMERO, PROPORCIONAL, DE CARGOS COMISSIONADOS NA PREFEITURA

O município é o 18º do RN e o segundo mais populoso do estado a figurar na lista divulgada pela revista Exame no começo do ano


No início do ano, a revista Exame divulgou uma lista com as 542 cidades com maior número, proporcional, de cargos comissionados. 45 municípios potiguares figuram na lista, entre eles São Gonçalo do Amarante, que ocupa a 18ª posição no RN e a 195ª posição no ranking nacional. Segundo a pesquisa da Exame (que utilizou microdados do IBGE), há 3.048 funcionários no serviço público de São Gonçalo, dos quais 874 deles são cargos comissionados. Ou seja, 29% dos funcionários da prefeitura são cargos comissionados.

São Gonçalo também é o segundo município mais populoso do RN a aparecer na lista, que considerou números de 2013 do IBGE, estimando uma população de 95.218 são gonçalenses. O mais populoso município do RN a aparecer na lista foi Parnamirim, que tem população estimada em 229.414. Municípios como São José de Mipibu, Ielmo Marinho, Caiçara do Norte, Lagoa Salgada, Areia Branca e Santana do Seridó também estão na lista.

A pesquisa levou em consideração as cidades onde os cargos comissionados representam no mínimo 20% do total de funcionários da administração direta das prefeituras. Enquanto isso, A média nacional é de 8%. Os dados são do Perfil dos Municípios Brasileiros 2013.

Os comissionados são pessoas que atuam em cargos de confiança e trabalham na administração pública por indicação. Em muitos casos, não há necessidade de fazer concurso. Esses cargos são frequentemente usados para abrigar aliados políticos de quem está no comando da gestão pública.

Confira a lista completa dos 542 municípios indicados pela Exame clicando aqui.


*Com informações da Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário