terça-feira, 27 de outubro de 2015

Fora Cunha! Não ao PL 5069/13

BARRAR O PL 5069/13 E EXIGIR O ‪#‎FORA CUNHA – DILMA, BASTA DE RIFAR NOSSOS DIREITOS!


Estamos bastante indignados com a aprovação desse projeto na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Agora o projeto será encaminhado para o plenário da câmara e os deputados vão votar. Esse é um dos maiores ataques aos direitos reprodutivos das mulheres desde a ditadura militar.

O texto original de Eduardo Cunha/PMDB aponta a detenção a toda pessoa, inclusive profissionais de saúde, que orientasse uma mulher quanto aos procedimentos seguros para a prática do aborto, colocando no mesmo patamar as medidas profiláticas a uma gravidez fruto de abuso e outros casos de interrupção da gravidez por decisão da mulher. Tais medidas visam criminalizar com mais rigidez as mulheres que praticam aborto, sem considerar essa questão como problema de saúde pública.

O que era ruim conseguiu ficar ainda pior com as emendas apresentadas pelo deputado Evandro Gussi do PV/SP que aponta a desobrigatoriedade de profilaxia, por parte dos profissionais de saúde no SUS, em caso de estupro e retoma a necessidade de corpo de delito para que a mulher comprove a violência sofrida. Ou seja, deixa a cargo do profissional decidir se faz o procedimento profilático ou não a partir de suas convicções pessoais.

FORA CUNHA

Não é possível conceber a aprovação de projetos como esse que desconsideram as centenas de vítimas de violência sexual, nesse país. Segundo o Anuário de Segurança Pública de 2013, a cada 1 hora seis mulheres são estupradas no Brasil. Por outro lado, uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta que somente 10% dos casos de estupro são denunciados a polícia. As mulheres sofrem em silêncio.

Nós já vivemos um cotidiano de profunda tensão por medo de andar sozinhas nos locais públicos, seja no bairro, no trajeto de volta do trabalho ou da escola, seja mesmo dentro do transporte público. Quando sofremos uma violência ainda somos questionadas quanto ao grau de responsabilidade que tivemos com o fato. Esse projeto reforça esse cotidiano de negligência do Estado e de opressão da sociedade, punindo duplamente a mulher. Mas não qualquer mulher, sobretudo as trabalhadoras, pobres e negras que moram nas periferias do país e estão expostas a todo tipo de risco.

Não vamos aceitar que os nossos direitos sigam sendo utilizados como moeda de troca em acordos políticos. Dilma rifou o kit anti-homofobia e se cala diante de todos esses projetos reacionários para garantir a manutenção de sua base aliada. Prefere ter a mesma postura do PSDB de defender Cunha/ PMDB frente às fortes evidências de seu envolvimento nos processos de corrupção e desvio de verbas públicas, em troca de apoio ao seu governo, deixando de lado o enfrentamento a esses setores conservadores.

Por isso, devemos nos mobilizar e barrar esse projeto com as nossas próprias forças. Em vários estados já estão sendo organizadas manifestações públicas e nós, do Movimento Mulheres em Luta, já lançamos uma campanha pelo Fora Cunha, antes mesmo da aprovação desse projeto. Agora estamos lançando essa petição pública para colocarmos nosso posicionamento e evidenciar que não vamos aceitar mais esse ataque!

É importante combinarmos essas pautas e seguir exigindo o Fora Cunha, pois ele deve prestar contas de todas as denúncias feitas contra ele e não seguir livre para decidir e encaminhar ataques tão nefastos ao conjunto dos trabalhadores, em especial as mulheres. Vamos assinar e compartilhar a petição para alcançar um número expressivo de negativas a esse projeto.


Por Movimento Mulheres em Luta

Fonte: CSP-Conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário