terça-feira, 3 de novembro de 2015

Greve da Saúde em Natal

A SAÚDE MUNICIPAL DE NATAL VAI À GREVE

Em assembleia que acontece na manhã desta terça (3), servidores estão discutindo o indicativo de greve contra a crise e a quebra de isonomia. À tarde, todos à Câmara dos Vereadores

A saúde de Natal está realizando uma assembleia nesta terça-feira (03), no Sindsaúde, para aprovar o início da greve contra a crise e a quebra da isonomia. No início da tarde, os servidores irão para a Câmara dos Vereadores, para pressionar os vereadores a não aprovar o Projeto de Lei que cria cargos comissionados e mexe no dinheiro do NatalPrev.

Não à quebra de isonomia
Os servidores da saúde de Natal, das demais categorias e a Guarda fizeram duras greves neste ano. A Prefeitura respondeu com ameaças e corte de ponto. Só concordou em devolver as faltas de 2014 e usou a Lei de Responsabilidade Fiscal para negar os direitos, como as mudanças de níveis atrasadas e as 30 horas sem perdas. Ainda anunciou medidas de ajuste, cortando horas-extras e chegando ao absurdo de avisar que não vai pagar o 1/3 de férias no fim de ano.

Enquanto manda os demais servidores pagarem pela crise econômica, negociaram com os médicos um acordo próprio, que está para ser enviado para a Câmara dos Vereadores, garantindo a carreira médica, incorporação de gratificações e reajuste de 10% anual a partir de 2016.

O Sindsaúde não tem nada contra as conquistas dos médicos.  Mas a saúde não se faz com apenas um profissional. Trata-se da quebra de um dos princípios do Sistema Único de Saúde, que é a isonomia no salário-base de servidores de mesmo nível. É mais um ataque ao SUS, que já é subfinanciado pelo governo Dilma (PT) e demais governos.

No dia 20/10, todos os sindicatos se reuniram em um grande ato unificado. Ainda na Praça Tamandaré, os servidores aprovaram um indicativo de greve geral a partir de 05/11. Em seguida, fomos até à Prefeitura exigir uma resposta de Carlos Eduardo. O Sindsaúde saúda e convoca a unidade dos servidores da saúde e demais categorias, em defesa de nossos direitos. Vamos juntos, contra a crise e os governos!

Chega de pagar pela crise. Não aos ajustes dos governos.
Não ao calote das férias. Em defesa da insalubridade dos municipalizados.
Não à quebra da isonomia no SUS. Carreira única já!
Exigimos a data-base, progressão e 30 horas

CALENDÁRIO DE LUTAS:

TERÇA, 03/11
14H - Segunda votação do PLC dos cargos do NatalPrev
Local: Câmara Municipal

QUINTA, 05/11
ATO PÚBLICO E INÍCIO DA GREVE UNIFICADA

Concentração da saúde: 08h no Sindsaúde

Fonte: Sindsaúde-RN Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário