segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Síndrome de Burnout

VOCÊ CONHECE A SÍNDROME DE BURNOUT, QUE AFETA PRINCIPALMENTE PROFESSORES?



Antes de iniciar a última assembleia dos servidores da Educação de São Gonçalo do Amarante, a dirigente do sindicato, Socorro Ribeiro, fez uma explanação sobre um ponto político: Por que os profissionais em Educação adoecem com tanta facilidade?

Durante sua fala, a sindicalista expos que entre os principais fatores para esse desgaste físico e mental estão o número de alunos em sala de aula, os programas do governo que desvirtuam o propósito inicial da docência e sobrecarregam os profissionais com muito mais trabalho, o assédio moral nas escolas, insegurança nos locais de trabalho e também o contexto social onde a escola encontra-se inserida, sem falar na tripla jornada que muitos professores acabam se submetendo devido aos baixos salários.

Entre os problemas mais comuns, a professora citou a síndrome do pânico, problemas na voz, nas costas e esgotamento físico e mental. O caminho para vencer essa situação que também oprime os trabalhadores é a luta pela melhoria nas condições de trabalho, a redução no número de alunos em sala de aula e mais investimentos em educação.

A professora chamou atenção ainda para uma doença que afeta muitos trabalhadores em educação, mas que é de difícil diagnóstico por ainda ser uma doença pouco conhecida. Trata-se da Síndrome de Burnout. Você conhece essa síndrome?

SÍNDROME DE BURNOUT:

A síndrome de Burnout, também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.

A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, a necessidade de se afirmar e o desejo de realização profissional se transformam em obstinação e compulsão; o paciente nesta busca sofre, além de problemas de ordem psicológica, forte desgaste físico, gerando fadiga e exaustão. É uma patologia que atinge membros da Segurança Pública, da Saúde Pública, setor bancário, Educação, Cartorários, Tecnologia da informação, Gerentes de Projetos. Os sintomas são variados: fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, muita falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e problemas digestivos.

A burnout de professores é conhecida como uma exaustão física e emocional que começa com um sentimento de desconforto e pouco a pouco aumenta à medida que a vontade de lecionar gradualmente diminui. Sintomaticamente, a burnout geralmente se reconhece pela ausência de alguns fatores motivacionais: energia, alegria, entusiasmo, satisfação, interesse, vontade, sonhos para a vida, idéias, concentração, autoconfiança e humor.


Atenção, se você sente sintomas parecidos, procure ajuda profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário